Capitão da Holanda, van Dijk, fala sobre seu futuro na seleção nacional

Capitão da Holanda, van Dijk, fala sobre seu futuro na seleção nacional

O capitão e zagueiro estrela da Holanda, Virgil van Dijk, compartilhou seus pensamentos sobre seu futuro internacional após a derrota dolorosa de sua equipe para a Inglaterra nas semifinais da Euro 2024. “Foi uma honra liderar meu país nos maiores palcos, mas a derrota para a Inglaterra foi difícil de engolir”, disse van Dijk em uma entrevista após a partida. “Agora, estou apenas focado em tirar um tempo para refletir e recarregar as energias antes de decidir o que vem a seguir para mim com a seleção nacional.”

Capitão da Holanda, van Dijk, fala sobre seu futuro na seleção nacional

O craque de 32 anos do Liverpool tem sido a base da defesa da Holanda por quase uma década, ajudando a equipe a chegar à final da Copa do Mundo de 2022 e às semifinais dos dois últimos Campeonatos Europeus. No entanto, com a Copa do Mundo de 2026 a alguns anos de distância, van Dijk reconheceu que sua carreira internacional está entrando no crepúsculo. “Estou orgulhoso do que conquistamos juntos como uma equipe, mas o Pai Tempo está invicto”, disse ele melancolicamente. “Preciso ter algumas conversas honestas com a comissão técnica para determinar como posso contribuir melhor daqui para frente, seja como zagueiro titular ou em uma função mais de mentor para os jogadores mais jovens.”

Refletindo sobre uma campanha agridoce para o Euro 2024

“Sinceramente, não tenho ideia do que o futuro reserva para mim com a seleção nacional”, admitiu o capitão da Holanda, Virgil van Dijk, em uma entrevista recente ao Mundo Deportivo. “Vou tirar um tempo neste verão para realmente pensar com cuidado. E então partiremos daí e tentaremos novamente.” O defensor de 32 anos reconheceu que a exaustiva temporada passada teve um preço significativo, tanto física quanto emocionalmente. “Foi um ano incrivelmente longo e drenou muita energia minha”, disse ele com tristeza. “Tínhamos tantas esperanças de ir até o fim na Euro, então ficar aquém nas semifinais foi realmente difícil de engolir.” Como um lembrete, a dolorosa derrota da Holanda por 2 a 1 para a Inglaterra nas semifinais da Euro 2024 ocorreu no dia anterior, em 10 de julho. A partida foi disputada no Signal Iduna Park em Dortmund, com o árbitro alemão Felix Zwayer supervisionando os procedimentos.

“Demos absolutamente tudo o que tínhamos, mas a Inglaterra teve aquele pouquinho a mais no dia”, refletiu van Dijk. “Você tem que dar crédito a eles – eles jogaram um jogo muito inteligente e disciplinado e aproveitaram suas chances quando mais importava. É disso que se tratam os campeonatos.” Agora, o palco está pronto para a aguardada final da Euro 2024, que terá a Inglaterra enfrentando a Espanha em 14 de julho no icônico Estádio Olímpico de Berlim. O pontapé inicial para essa partida está marcado para as 22h, horário de Moscou. “Será um confronto incrível”, disse van Dijk. “A Inglaterra tem sido excelente durante todo o torneio, mas a Espanha tem aquela qualidade e experiência de classe mundial que os tornam tão perigosos. Vou observar de perto para ver quem sai por cima.”

Refletindo sobre uma campanha agridoce para o Euro 2024

O torneio do Campeonato Europeu como um todo está se desenrolando na Alemanha desde 14 de junho e terminará com a final no dia 14 de julho. Para van Dijk e a Holanda, representa um final agridoce para uma campanha de montanha-russa. “Entramos neste torneio com muito otimismo e crença de que este poderia ser o nosso ano”, disse o zagueiro do Liverpool. “Ficar um pouco aquém é incrivelmente frustrante, mas temos que aproveitar os pontos positivos e usar isso como motivação para seguir em frente.” Van Dijk tem sido a espinha dorsal da seleção holandesa por quase uma década, ajudando-os a chegar à final da Copa do Mundo de 2022 e às semifinais dos dois últimos Campeonatos Europeus. Mas com a Copa do Mundo de 2026 a alguns anos de distância, ele reconheceu que sua carreira internacional está entrando no crepúsculo. “Estou orgulhoso do que conquistamos juntos como um time, mas o Pai Tempo está invicto”, disse ele melancolicamente. “Preciso ter algumas conversas honestas com a comissão técnica para determinar como posso contribuir melhor daqui para frente, seja como zagueiro titular ou em uma função mais de mentor para os jogadores mais jovens.”

Independentemente de sua decisão final, a liderança e a habilidade de classe mundial de van Dijk farão muita falta para a Holanda, que busca se recuperar dessa última decepção no cenário internacional. O veterano defensor tem sido a base da defesa do time por quase uma década, e sua presença será difícil de replicar. “Foi uma honra liderar meu país nos maiores palcos, e sempre guardarei com carinho as memórias que criamos juntos”, disse van Dijk. “Mas, no final das contas, este é um time jovem e faminto que só vai melhorar. Estou confiante de que eles têm o que é preciso para voltar mais fortes e ir até o fim no futuro.” Quanto ao seu próprio futuro, van Dijk continua incerto, mas está determinado a levar o tempo necessário para tomar a decisão certa. “Precisarei recarregar minhas baterias neste verão e realmente pensar muito sobre o que é melhor para mim e para o time”, disse ele. “Mas uma coisa é certa: estarei sempre pronto para dar tudo o que tenho pela Holanda quando for chamado.”

Virgil van Dijk